Eficiência Energética
A crise ambiental pode ser descrita considerando-se três aspectos básicos: crescimento populacional, demanda de energia e de materiais e geração de resíduos, ou seja, poluição.
O problema de poluição ambiental surge no momento em que o ser humano descobre o fogo e passa a ser capaz de impulsionar máquinas e realizar trabalho, o que o conduz a um enorme avanço tecnológico. Esse desenvolvimento traz a necessidade de quantidades cada vez maiores de materiais e energia – para satisfazer a necessidade de desenvolvimento da humanidade -, e isso por sua vez resulta em uma quantidade significativa de resíduos, tanto em termos de matéria, como em termos de energia. Assim, torna-se vital o entendimento do conceito de energia e de suas múltiplas formas, principalmente aquelas que têm menor impacto sobre o meio ambiente.
Fontes de energia na ecoesfera
As radiações provenientes do sol constituem a principal fonte de energia da Terra. Cerca de 99% da energia térmica utilizada pelos ecossistemas provem desse enorme ‘gerador’. Caso o sol não existisse, a temperatura terrestre seria da ordem de -200 graus negativos. O restante da energia consumida pela ecoesfera (1%) é obtido a partir de outras fontes, as chamadas fontes primárias de energia.
A figura 7.1 apresenta um diagrama que mostra as possíveis fontes de energia, das quais as primarias são convertidas pelo homem em outras formas de energia, ou seja, energia elétrica, energia química, enérgica térmica e energia mecânica. Essas formas de energia são utilizadas para o desenvolvimento das diversas atividades humanas, alem de possibilitar a sobrevivência do homem em locais que apresentam condições adversas. Dentre os principais usos de energia pela humanidade, destacam-se: aquecimento de ambientes, processos industriais, transporte, aquecimento de altos-fornos, dentre outros.
Os recursos energéticos ditos primários são classificados em renováveis e não-renováveis.
As fontes renováveis provem