Eficiência energética a partir de aquecimento solar
Eficiência Energética a partir de Sistema de Aquecimento Solar
A. J. C. Araújo, UFC/ Campus Sobral, A. B. Moreira, UFC/ Campus Sobral, V. S. C., Teixeira, UFC/ Campus Sobral, A. B. Moreira, INDAIÁ. alternativa economicamente mais atrativa do que os sistemas convencionais.
Resumo - O artigo propõe um estudo da utilização da tecnologia solar para o aquecimento de água visando a eficiência energética. O estudo apresenta o equacionamento para o dimensionamento, bem como as ferramentas financeiras para avaliar a atratividade de sistemas de aquecimento solar. Um aplicativo computacional – SAS foi desenvolvido para auxiliar o projetista no dimensionamento destes sistemas. É mostrado um estudo de caso para verificar a aplicação da tecnologia solar em substituição ao sistema convencional (chuveiro elétrico) em uma pousada. O aquecimento da água a partir de coletores solares, além de reduzir os danos ao meio ambiente, pode proporcionar uma economia significativa.
Neste trabalho é apresentado um breve estado arte da utilização da energia solar térmica no âmbito internacional e nacional. É realizado o estudo desta energia, sendo aplicada ao aquecimento de água, podendo ser destinada a fins sanitários, climatização de piscinas e processos industriais ou hospitalares. Também é implementado um aplicativo computacional – SAS1.0 para auxiliar o projetista no dimensionamento destes sistemas, bem como verificar a atratividade financeira do projeto.
Palavras-chave - energia solar térmica, aquecimento de água, dimensionamento, economia, eficiência energética.
II. ÂMBITO INTERNACIONAL Um estudo realizado em [2] com 53 países mostra que os coletores solares em operação totalizam uma área de 246,2 milhões de metros quadrados, correspondendo a uma potência térmica de 172,4 GWth. Esses países representam 61% da população mundial, totalizando 4,1 bilhões de pessoas. A China detém maior parte destes coletores, com um percentual de 58,9%. A Europa detém 18,9% e os demais