eficiência energética/uso eficiente de motores
No Brasil, assim como no restante do Mundo, o maior consumidor da energia produzida , está relacionado com o funcionamento de motores, em sua grande maioria na área industrial.
Existe por conta do uso inadequado, grande desperdício e diminuição da vida útil de motores.
Nosso sistema de distribuição de energia , também é responsável por grande perda.
Falando em dados, o setor industrial é responsável por 43% do consumo/ano de energia no Brasil. Sendo que 55% do uso dessa energia está atribuída ao funcionamento de motores.
Temos alguns tipos de motores que foram citados na palestra ministrada, que agora devemos relatar: Motores trifásicos assíncronos(3 enrolamentos geometricamente deslocados 120°, que são alimentados por uma rede trifásica alternada); Motores de indução tipo gaiola (motores que possuem um estator com enrolamento montado sobre a carcaça do motor , e um rotor com enrolamento contendo barras curto-circuitadas ); Motores de alto rendimento.
Os motores de alto rendimento merecem uma atenção maior, por serem mais eficazes e atualmente mais indicados. As principais diferenças entre os motores standard e os de alto rendimento que podemos citar, são:
-Maior quantidade de cobre: redução de perda no estator.
-Menor região de entreferro: redução de perdas suplementares.
-Enrolamento em camada dupla: o calor se dissipa com maior facilidade.
-Chapas magnéticas especiais: redução das correntes magnetizantes e como conseqüência redução de perdas no ferro.
As utilizações de motores adequados também fazem parte das atribuições da engenharia. Os setores de planejamento e aplicação desses dispositivos, resultarão numa maior eficiência