Eficiência energética na utilização de acionamentos eletromecânicos
Página 1 de 12
Imprimir
PROJETOS / Energia
28/07/2010 16:16:05
Eficiência energética na utilização de Acionamentos Eletromecânicos
De todos os recursos necessários para a manutenção da sociedade moderna em que vivemos, com certeza a energia é o mais fundamental.
Willians Anderson Teixeira Coelho
É um recurso que por muito tempo tem sido considerado como inesgotável e disponível de forma irrestrita. Entretanto, assuntos como aquecimento global, desequilíbrio climático e escassez de recursos naturais têm levado governos do mundo todo a atentar para a necessidade de otimizar a utilização da matriz energética existente para atender a crescente demanda por energia ao invés de continuar consumindo de forma predatória os recursos naturais. Não considerar esta realidade pode trazer impactos futuros catastróficos ao meio ambiente e à própria manutenção da vida na Terra. Veja na figura 1 o gráfico da evolução do consumo de energia elétrica no mundo.
Estudos feitos pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica indicam que o acionamento de máquinas e sistemas mecânicos por motores elétricos é responsável por cerca de 70% a 80% da energia elétrica consumida pelas indústrias e que aproximadamente 15% de toda essa energia transforma-se em perdas. “Portanto, melhorias em termos de rendimento (projeto construtivo do motor elétrico) significam grande economia de consumo de energia”. Esse é o tipo de frase que nós estamos acostumados a ouvir em vários setores da indústria nesses tempos de crise energética e de tarifas crescentes do kWh. Pequenos ganhos percentuais em termos de eficiência energética são comemorados como se fossem verdadeiras conquistas. Neste tipo de situação, as perspectivas de alcançar maiores ganhos energéticos são simplesmente ignoradas. Nesta matéria iremos mostrar que existem outros aspectos muito mais relevantes do que somente o rendimento do motor que devem ser levados em consideração na elaboração de um projeto