Eficiência, eficácia e o processo de recrutamento e selecção
Introdução
O presente trabalho insere-se no âmbito do Módulo IV: Gestão de Recursos Humanos, do curso de Pós-graduação em Gestão de Centros e Serviços Sociais a decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
Segundo Chiavenato (2005), o século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, a sua administração e o seu comportamento. Vários foram os factores que contribuíram para isso: mudanças económicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas. Numa época em que a informação é disponibilizada para todos em tempo real, as organizações só conseguirão sobreviver, se souberem usar esta informação de uma maneira que possibilite tomar decisões acertadas.
Assim, faz-se necessário o RH (Recursos Humanos) acompanhar essas mudanças, para auxiliar a organização no processo de gestão de pessoas e na gestão do conhecimento. É preciso que este seja activo e participante, competente e estratégico com relação à gestão de pessoas. Para tal, ele deverá investir no desenvolvimento das lideranças, trabalhar mudanças culturais e organizacionais, a comunicação interna, e porque importa neste trabalho ressaltar, investir num bom recrutamento e selecção, de entre outras atribuições da sua competência.
É imprescindível que o