Eficiencia Enérgética
Bruno Camargos da Silva1
Regiana Nayara Silva2
RESUMO
Usar a energia elétrica de forma racional e eficiente. Essa tem sido uma das preocupações das últimas décadas, que surge como conseqüência de discussões acerca da construção de uma sociedade sustentável, pautada na preservação ambiental. Ao se investir em eficiência energética, é possível, por exemplo, prorrogar a construção de usinas hidrelétricas, o que implica em ganhos sócio-ambientais. No entanto, é claro que os investimentos em eficiência energética visam também benefícios de ordem econômica. E, é de extrema importância que haja o engajamento de todos os segmentos da sociedade para que se obtenha êxito ao se falar em uso eficiente da energia. Por meio deste trabalho, será possível ter noção do que é eficiência energética e entender o porquê de se buscá-la.
Palavras-chave: Eficiência energética. Energia elétrica. Sustentabilidade.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho consiste em elucidar o conceito de eficiência energética e abordar a importância de se tentar alcançá-la. Para isso, serão discutidos os diversos benefícios econômicos, sociais e ambientais garantidos ao se lançar mão do uso eficiente e racional de energia elétrica. Serão abordadas,
1
Estudante do primeiro período (iniciado em 2011/2) da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). E-mail: bruno.csillva@gmail.com.
2
Estudante do primeiro período (iniciado em 2011/2) da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). E-mail: reginayara17@hotmail.com.
2
também, medidas que podem levar à eficiência energética e que deveriam ser tomadas nas diversas esferas da sociedade. Far-se-á uma descrição de passos a serem seguidos em indústrias e residências, que se postos em prática serão responsáveis por bons resultados no processo de racionalização do uso da energia.
Tratar-se-á, ainda, sobre órgãos brasileiros e sobre a Lei 9.991/00 que contribuem