Eficiencia Energética e Desafios do Desenvolvimento Sustentável
“Eficiência energética e o desafio do desenvolvimento sustentável”
O texto tem como objetivo principal discutir acerca da eficiência energética no cenário atual do desenvolvimento sustentável. Todavia, para melhor compreensão do assunto e a criação de uma base sólida, faz-se necessário uma sucinta explicação acerca de como a energia dá-se no cenário sustentável. Devido ao tema ser de abordagem global, a eficiência energética é um assunto denso e complexo de ser trabalhado, onde, a dificuldade, aparece em conciliar o consenso das divergentes nações.
Há a dificuldade da construção de um modelo de desenvolvimento que possa ser considerado sustentável. Uma visão crítica da organização da sociedade humana alveja uma crescente conscientização das significativas interferências dos sistemas humanos a respeito dos sistemas naturais decorrente de desequilíbrio e possíveis impactos irreversíveis.
Logo, a manutenção dos sistemas naturais que tornam um modelo de desenvolvimento susceptível de ser sustentável passa a ser imprescindível. Torna-se assim, necessária a mudança nos atuais sistemas de produção, de organização da sociedade humana e de utilização de recursos naturais, cruciais à vida no planeta.
Consequente de sua simplicidade, o texto baseia-se no conceito apresentado no relatório “Our Common Future, 1987”, como resultado do trabalho da “World Comission on Environment and Development”, trazendo o excerto mais relevante: “modelo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem afetar a capacidade de gerações futuras de também satisfazer suas próprias necessidades.”.
Mesmo com um ambiente mais participativo, segue simultaneamente um ambiente segmentado, onde, ações globais e locais diferenciam-se, dificultando assim a criação de um modelo único e sustentável. Tal efetua-se principalmente em razão de uma perversa distribuição de riquezas, de interesses políticos e econômicos efêmeros e ceticismo referente ao atual modelo de