Eficacia comunicacional e ruido
Sumário EFICÁCIA COMUNICACIONAL E RUÍDO
Relações de interdependência
1. Reflexão; 2. Palavras em contexto; 3.Eficácia comunicacional e ruído; 4.Conceito de ruído; 5. R l â i do íd 5 Relevância d ruído; 6. Modelo de Shannon e Weaver a) Breve historial b) Níveis de problemas c) Críticas ao modelo; 7.Conceitos relacionados com o modelo.
2 Publicidade e Relações Públicas
Reflexão… “As palavras nascem neutras; não significam nada! Só quando passam a fazer parte de determinados contextos, é que passam a veicular valores e conceitos. Nós vivemos em associação com outros homens, mediados pelas palavras, que nos formam e informam.” (Monteiro et al., 2008:85)
3 Publicidade e Relações Públicas 4
Palavras em contexto…
Publicidade e Relações Públicas
Palavras em contexto…
Eficácia comunicacional e ruído
A eficácia comunicacional obtém-se quando o comunicador consegue que a sua comunicação seja o mais fiel possível. Eficácia comunicacional e ruído devem ser equacionados em conjunto pois “Eli i d i d j t i “Eliminando o ruído aumenta-se a fidelidade. Produzindo ruído reduz-se a fidelidade” (Monteiro et al., 2008:68; veja-se o exemplo apresentado a seguir)
5 Publicidade e Relações Públicas 6 Publicidade e Relações Públicas
1
22‐08‐2011
Conceito de ruído Segundo Freixo (2006:151), por ruído deve entender-se “tudo o que pode interpor-se na transmissão de uma mensagem, e prejudicar a reprodução exacta, e a recepção daquilo que foi emitido na fonte.”
8 Publicidade e Relações Públicas
7
Publicidade e Relações Públicas
Relevância do ruído Shannon e Weaver, na sua teoria matemática da comunicação, apontam para o facto de o ruído ser responsável pelas interferências que prejudicam a transmissão perfeita da mensagem.
9 Publicidade e Relações Públicas
MODELO DE SHANNON E WEAVER
Fonte de Informação
Transmissor
FONTE DE RUÍDO
Recetor
Destino
SINAL
10 Publicidade e Relações Públicas
SINAL RECEBIDO
Breve