efetivo
LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: comércio
Tipo de Negócio: loja de material de construção
Produtos Ofertados/Produzidos: materiais usados na construção civil
Investimento inicial: 190 mil reais
Área: 400m2
APRESENTAÇÃO
Um rápido passeio por bairros populares de qualquer cidade dá uma boa dimensão do potencial de mercado na área de materiais de construção. Centenas de pequenas obras e casas semi-acabadas servem de estímulo para futuros comerciantes interessados nesse segmento. E as estimativas do setor de construção civil são igualmente animadoras. Calcula-se que o déficit de moradia do país seja da ordem de 5 milhões de unidades. Esse total sobe para 15 milhões quando consideradas as residências que ainda precisam de revestimento, pinturas e outros itens.
Esse verdadeiro canteiro de obras a céu aberto tem ajudado na expansão contínua do setor. Todo esse cenário favorável tem animado vários empreendedores a entrar no ramo. De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de
Construção (Anamaco), anualmente são abertas cerca de 1.500 lojas do gênero. É óbvio que muitas não sobrevivem por muito tempo. Entre as que ficam pelo caminho estão as que não percebem as transformações sofridas pelo varejo dia após dia.
O que o interessado em ingressar no ramo não deve esquecer é que hoje o consumidor de material de construção, acostumado com a onda de conveniência que atingiu o varejo de maneira geral, também quer comodidade e acesso direto aos produtos. Dessa forma, não cabe mais aquele modelo de loja marcado por um ambiente atulhado de sacos de cimento, cal, ferramentas e outros produtos estocados atrás do balcão. Entraram em cena lojas limpas, organizadas por gôndolas, entre as quais o cliente pode pesquisar preços e encontrar opções para construir, fazer acabamentos, reformar e até mobiliar.
MERCADO
Uma loja de material de construção deve