Efeitos
Física
Aluno: Jorlando da Silva Santos
Professor: Thaisa
Serie: 3º ano
Introdução
Os estudos da luz e das ondas eletromagnéticas iniciaram no século XVII, iniciando a radiação eletromagnética relacionada com o eletromagnetismo, iniciou-se estudos em 1845 com o físico Michael Faraday que levou ao Efeito Faraday. Durante a década de 1860 James Maxwell continuou os estudos e desenvolveu equações para o campo eletromagnético. Em 1887, o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857 - 1894) um dos grandes físicos que existiu nessa Terra, foi o pioneiro no estudo do efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é um dos estudos mais fascinantes da época, que iniciou-se com os estudos de Hertz sobre ondas eletromagnéticas, levando a sérios estudos e experimentos durante anos até chegar as teorias de Sir Isaac Newton contradizendo algumas teorias da física clássica. Em 1923, Arthur Holly Compton (1892-1962) introduziu um experimento de incisão de ondas raio-X sobre um alvo de grafite que levou a descoberta do efeito Compton, que percebeu que após a colisão entre o raio-x e o alvo de grafite havia um espalhamento das ondas de raio-X, tais descobertas permitiram o emprego de muitas aplicações entre quais destacamos nas áreas de saúde, energia e indústria.
O trabalho têm o objetivo de apresentar o efeito fotoelétrico e Compton no âmbito histórico e científico e suas aplicações na ciência e em tecnologias em nossa sociedade. Considerando que os estudos de ondas eletromagnéticos foram enigmas durante anos, hoje têm-se ampla difusão em suas aplicações na ciência e em tecnologias que concedem qualidade de vida a uma sociedade é de suma importância e compreensão para físicos e profissionais de Engenharia.
Efeito fotoelétrico
O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material. Ele pode