Efeitos telemáticos
Tema: Os efeitos dos Meios Telemáticos e Informatizados na Relação de Emprego.
Palestrante: Dra. Chisthiane Gurgel. Data: 26/09/2013
A palestra foi ministrada pela Dra. Chisthiane Gurgel, tendo como tema da palestra Os efeitos dos Meios Telemáticos e Informatizados na Relação de Emprego. Com o advento da tecnologia nas relações humanas, o mundo do trabalho sofreu as suas influências. O crescimento do teletrabalho é um fato, constatando-se sua presença, de maneira acentuada, nas áreas técnicas, comercial de vendas, administrativa e atendimento ao cliente.
No direito do trabalho, cujo objeto de estudo é o trabalho subordinado, o teletrabalho é uma modalidade especial de prestação de serviços subordinados no qual o empregado o executa a distância do empregador, com contato por meio eletrônico ou telemático; ou seja, o trabalho é prestado fora do estabelecimento ou do âmbito do controle físico do empregador, mas não do pessoal. Na atual estrutura das relações de trabalho subordinadas, o teletrabalho é consequência do desenvolvimento natural das condições de vida em sociedade. No que diz respeito ao local de prestação dos serviços, as inovações tecnológicas permitem inúmeras possibilidades de execução do trabalho contratado por meio do teletrabalho.
As vantagens advindas com o teletrabalho atingem tanto o empregado quanto o empregador. Evitar os deslocamentos, aumento de produtividade, redução de custos e formação de novos campos de trabalho. Por outro lado há também desvantagens. Para o empregado, as desvantagens mais apontadas foram o isolamento social, no qual o ele deixa de ter interação dentro da empresa e de conviver com os colegas e superiores; bem como as reduzidas oportunidades de carreira ou até mesmo sua ausência; para os empregadores, foram citadas a falta de lealdade dos teletrabalhadores com a empresa; a falta de legislação; as