Efeitos de choques de oferta a partir da depreciação da taxa de câmbio
Módulo: 04
Atividade:02
Título: Efeitos de choques de oferta a partir da depreciação da taxa de câmbio
Aluno:Nair Barbosa Tenório de Gusmão Bustamante
Disciplina: Introdução à Economia
Turma : IEPOS_T0348_0214 IEPOSEAD
Introdução
A curva da oferta é alterada pelo preço dos bens ou serviços, por novas tecnologias, expectativas do mercado e preços dos insumos. Quanto mais alto o preço do produto mais interessante é para os vendedores e produtores , com isso a oferta aumenta. As expectativas de mercado, interpretadas pelos produtores, também podem influenciar a curva de oferta. Por exemplo, com a previsão de verão com altas temperaturas, um distribuidor de roupas produzirá e disponibilizará maior quantidade de produtos, para esta estação. Percebemos que muitas indústrias nacionais utilizam-se de insumos importados e, com isso, uma desvalorização do real frente ao dólar levaria a um impacto nos custos industriais.
Curva da oferta
A curva da oferta consiste na representação gráfica da função oferta a qual, por sua vez, é a expressão algébrica da relação entre o preço e a quantidade oferecida de determinado bem. Dado que esta relação é positiva, a curva da oferta tem, necessariamente, inclinação positiva, o que significa que quanto mais elevado for o preço do bem, maior será a quantidade que os produtores querem produzir e vender no mercado. No exemplo abaixo, um aumento do preço (P) de p0 para p1 originou um aumento da quantidade oferecida (Q) de q0 para q1.
O deslocamento da curva de oferta ocorre em funções de vários fatores: Preço de insumos, tecnologia e expectativas. Esse deslocamento para a esquerda provoca o aumento dos preços dos insumos, isso ocorre devido à desvalorização cambial, que aumenta a competitividade dos produtos importados, elevando os custos dos insumos que utilizam matéria prima importada. Do mesmo modo que esta desvalorização pode causar aumento na