Efeitos da corrente eletrica no corpo humano
Ao passar pelo corpo humano a corrente elétrica pode lesar os tecidos nervosos e cerebrais, provocar coágulos nos vasos sanguíneos, e paralisar a respiração e os músculos cardíacos.
Ela pode matar de forma imediata, ou colocar a pessoa inconsciente; em circuitos de corrente alternada, esta faz os músculos contraírem-se 50 ciclos por segundo (frequência da rede elétrica-50Hz).
A sensibilidade do organismo à passagem de corrente elétrica inicia-se num ponto conhecido como “limiar de sensação” e ocorre com uma intensidade de corrente de 1 mA para corrente alternada (AC) e 5 mA para corrente contínua (DC).Pesquisadores definiram 3 tipos de efeitos manifestados pelo corpo humano aquando da presença de eletricidade:
3.1) Limiar de sensação (Perceção): O corpo humano começa a perceber a passagem de corrente elétrica a partir de 1 mA (corrente alternada).
3.2) Limiar de não largar:
Está associado às contrações musculares provocadas pela corrente elétrica no corpo humano. A corrente alternada, a partir de determinado valor, excita os nervos provocando contrações musculares permanentes e com isso cria-se o efeito de “agarramento” que impede a vítima de se soltar do circuito. A intensidade de corrente para esse limiar varia entre 9 e 23 mA para os homens, e 6 a 14 mA para as mulheres.
3.3) Limiar de fibrilação ventricular:
O choque elétrico pode variar em função de fatores que interferem na intensidade da corrente e nos efeitos provocados no organismo. Estes fatores que interferem são:
3.3.1) Trajeto da corrente elétrica no corpo humano:
O corpo humano é condutor de eletricidade, a sua resistência varia de pessoa para pessoa e ainda depende do percurso da corrente. A corrente, no corpo humano, sofre variações conforme for o trajeto percorrido e com isso provoca efeitos diferentes no organismo; quando percorridos por corrente elétrica, os órgãos vitais do corpo podem sofrer danos e até pararem de funcionar, levando a pessoa à