Efeito Halo
Introdução O efeito halo possui uma importância fundamental, em especial para recrutadores ou avaliadores que observam apenas um aspecto do comportamento e das atividades do quadro do quadro dos candidatos, em atividades que exercemos em grupo .
Objetivo Mostrar que o efeito halo esta presente em uma seleção profissional e em qualquer lugar no qual estivermos, levando em consideração os pontos positivos e negativos.
Conteúdo O efeito halo consiste em deixar que as características de uma pessoa ou de um grupo sobreponham-se as características de outro individuo ou um grupo, podendo elas ser positivas ou negativas. É comum supormos que, por exemplo, se um individuo é excelente em uma atividade (esportes ou sege personalidade da mídia), ela esta diretamente bem informada sobre as outras coisas da vida (automóveis e roupas), as agências de propagandas investem dinheiro e põem muita fé em que, se gostarmos de uma pessoa, também iremos gostar do produto que ela utiliza. Em uma entrevista de seleção profissional, o candidato que chega na hora marcada, corretamente trajado e tenha um discurso claro, simpático e que sege sorridente, possui características positivas que podem influenciar na opinião do recrutador levando o mesmo a acreditar que o candidato terá um bom desempenho, não tendo a necessidade de avalia-lo tão profundamente sua experiência ou capacidade técnica. O efeito halo acontece também no caso de o candidato chegar atrasado a uma entrevista, o recrutador pode pensar que se trata de um candidato irresponsável, que tem dificuldade para cumprir com os horários. Tem casos em que os avaliadores que não gostavam de tatuagens ou piercings, ignorassem todas as qualidades boas e acabavam não fazendo uma avaliação completa.
Conclusão
Efeito halo é visto no modo como o avaliador julga o candidato pela sua personalidade, aparência ou no modo da pessoa agir. É de se imaginar que haja ate um certo