Efeito fotoeletrico
Efeito Fotoelétrico
Trabalho de Física
Prof.ª Thaís
Camila Intkar N° 03
Danielle Fernandes N°14
Flávio Rodrigues Ramos N°14
Gessica Auriele N° 16
Luiza Martins N°29 3°B
São Paulo
6612/09/2012
SUMÁRIO
Um pouco de Historia 03
O Efeito Fotoelétrico 06
As questões que a teoria clássica não resolve 12
A teoria de Einstein para o efeito fotoelétrico 13
Determinação da Constante de Planck 15
Aplicações no dia-a-dia 16
Bibliografia 18
Um pouco de Historia
Foi James Clark Maxwell (1831-1879) que sumariou, em 1863, em equações que levam o seu nome, as relações entre os campos elétrico e magnético. Dessas relações Maxwell pode demonstrar que os campos elétrico e magnético se propagavam à velocidade da luz, estabelecendo formalmente o conceito de ondas eletromagnéticas. Isto significou a unificação do Eletromagnetismo com a Ótica, duas áreas da Física consideradas, até aí, independentes.
Somente oito anos depois da morte de Maxwell, em 1887, Heinrich Rudolf
Hertz (1857-1894), ao gerar e detectar em laboratório, em uma série de experimentos hoje famosos, essas ondas eletromagnéticas (que podem ser chamadas também de ondas hertzianas em sua homenagem), permitiu o nascimento de uma nova era tecnológica: a da transmissão de informação através de ondas eletromagnéticas. O telégrafo sem fio e o rádio nascem aí. No ano da morte de Hertz, Guglielmo Marconi (1874-1937) fez o seu primeiro telégrafo sem fio. Maxwell e Hertz, os dois mortos prematuramente os 48 e 37 anos, respectivamente, não viram o desenvolvimento tecnológico surgido de suas descobertas.
Entretanto, a importância de Hertz e dos experimentos por ele realizados não se encerram com esta descoberta. Ele realizou seus experimentos aplicando uma diferença de potencial oscilante em um circuito, com uma pequena abertura, ligado à terra, e produziu centelhas a iguais intervalos de tempo.