Efeito estufa
Santos, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. O objetivo principal documentário por uma outra globalização discutir o atual processo de globalização, abordando questões que trata da constituição da globalização; quais indivíduos de fato esta atual globalização beneficia? E se é possível dar novos rumos a atual história social no período da globalização?
O documentário é organizado em seis partes. A primeira parte é a introdução. Nesta compreende-se que o autor procurou introduzir os três eixos temáticos, sendo a possibilidade de considerarmos pelo menos três mundos em um só: a Globalização como fábula; a Globalização como perversidade e a Globalização tal como pode ser, sendo esta pautada na solidariedade humana. A segunda parte tem por título: A produção da Globalização. Na terceira parte Santos, apresenta a Globalização Perversa. A informação e o dinheiro são pontos categóricos da perversidade. Na quarta parte, Santos aborda a questão do Território do Dinheiro e da Fragmentação, para tanto, avalia que as novas configurações territoriais estão intrinsecamente relacionadas ao dinheiro. A quinta parte tem por título, Limites à Globalização Perversa, na qual há uma análise dos processos diversos, que nos autoriza a pensar nos atuais indícios de limites da globalização, para assim, termos a possibilidade de imaginar e buscar uma nova globalização O autor concluiu sua obra com otimismo, falando da Transição em Marcha.
No decorrer do documentário é apresentada uma série de acontecimentos no mundo inteiro que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de uma minoria. A crise no mundo se estabelece e Milton Santos, faz este alerta quando afirma que: “O