Efeito estufa
Nomes:
Milena B. de Jesus
Juliana Costa
Leonardo Tomas
Introdução:
Definição:
Causas:
Conseqüências:
Conclusão:
Definição:
Efeito estufa é o efeito que retém, na atmosfera, de parte da radiação infravermelha (calor) que é emitida pela terra.
Mas outro fenômeno esta a acontecer a partir do efeito estufa, que e o famoso aquecimento global. O aquecimento Global é o aumento da temperatura com origem no efeito estufa provocando pelo exagero de CO2 e de outros gases.
Resumindo tudo o efeito estufa são as emissões de co2 causadas pelas atividades humanas que tem aumentado o aquecimento global.
Causas:
Uma causa que esta causando o efeito estufa, é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.
A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos, por exemplo, tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor.
Outros exemplos de gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxido de nitrogênio.
Essa camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo problemas ao planeta.
Conseqüências:
O aumento do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura do planeta.
Com o aumento da temperatura no planeta esta tendo o derretimento das geleiras.
Com o derretimento dos icebergs polares provoca o aumento da quantidade de água nos oceanos podendo provocar alagamentos de cidades.
O aquecimento global provocado pelo efeito estufa pode acelerar o processo desertificação em algumas partes do planeta.
Pode também mudar o funcionamento equilibrado de ecossistemas,