EFEITO ESTUFA
1- O QUE É EFEITO ESTUFA?
O efeito estufa é uma das formas que a terra encontra para manter sua temperatura constante. Sendo a atmosfera altamente transparente à luz solar, 35% da radiação é refletida novamente para o espaço e 65% retida aqui na terra. Principalmente sobre o efeito dos raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio que vão reter essa radiação na Terra, permitindo o efeito calorífico dos mesmos.
A grande importância do efeito estufa, é que ele é o responsável por absorver a radiação que é projetada a terra. Sem o efeito estufa os gases invadiriam a terra e a temperatura teria um pico ou baixa bastante relevante, onde dessa forma não existiria vida em nosso planeta.
O que vem afetando o efeito estufa, é o aumento de certos gases com a exagerada exploração de petróleo, gás e carvão e a destruição das florestas que por esse fato dão um desequilíbrio ao planeta. Um aquecimento desse tipo não só altera o clima do planeta como também os níveis dos mares, o que poderá acabar com as vidas das pessoas que residem em áreas que a costeira é muito baixa. Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, não existiria vida na terra, pois ela seria muito fria. Vamos cuidar da natureza para que ela cuide de nossa sobrevivência.
Portanto nós temos que cuidar mais das plantas e árvores. Temos que preserver o meio ambiente para que ele, através de suas funções, possa nos ajudar e manter o efeito estufa fazendo seu papel, que é manter a temperatura constante da terra, pois sem ele, não à vida. E se nós não colaborarmos, o planeta vai acabar.
2- O QUE É BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO?
O "buraco" na camada de ozônio não é na realidade um buraco, e sim uma região que contém uma concentração baixa de ozônio. Esse termo tecnicamente incorreto dá uma idéia sobre a dimensão e gravidade da situação.
Existe ainda a hipótese segundo a qual a