Efeito estufa
Curso Técnico em Meio Ambiente
EFEITO ESTUFA
Corumbá – MS,
Março de 2012
1. INTRODUÇÃO
O Efeito Estufa é um fenômeno natural em que a Terra utiliza para manter sua temperatura constante, permitindo assim, a existência de vida na Terra. Para a temperatura da Terra se manter estável, a energia que a Terra recebe do Sol e a energia que ela emite para o espaço devem ser iguais. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos do sol vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra, causando assim, um aquecimento no planeta.
Esse fenômeno, conhecido por efeito estufa, decorre do aumento da concentração de certos gases na atmosfera terrestre, entre os quais destacam-se o gás carbônico (CO2), o ozônio (O3), o metano (CH4), o clorofluorcarbonetos (CFC) e o óxido nitroso (N2O), assim como o vapor d’água. Esses compostos são conhecidos como gases de efeito estufa, pois permitem a passagem da luz solar e retêm o calor.
Esse aumento da temperatura do planeta - o aquecimento global, não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas.
Estudos recentes mostram que é necessária uma mudança de postura o mais rápido possível, pois a situação ambiental neste planeta poderá atingir um patamar no qual não haverá mais retorno para as conseqüências deste fenômeno (Lovelock, 2006).
2. DESENVOLVIMENTO
O aquecimento global é um fenômeno climático, de extensão mundial, caracterizado pelo aumento da temperatura média da superfície da Terra. Isto é uma conseqüência da grande emissão de gases estufa, em maior parte o CO2 e o CH4, lançados na atmosfera, por ações antrópicas, que estão se acumulando na atmosfera terrestre, retendo a radiação infra-vermelha que vem do sol, o