Efeito estufa
É um espécie de superaquecimento da terra. Esse aquecimento é gerado por gases estufa como dióxido de carbono (gás carbônico), monóxido de carbono e metano que formam uma espécie de barreira impedindo que o calor ultrapasse a atmosfera gerando assim esse aumento de temperatura.
QUAIS SÃO OS GASES RESPONSÁVEIS PELO EFEITO ESTUFA?
• PRINCIPAL RESPONSÁVEL - GÁS CARBÔNICO
É um gás importante para o reino vegetal, pois é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química).
Este gás é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.
Este gás é usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e também em extintores de incêndio.
OUTROS GASES QUE COLABORAM PARA O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA:
• METANO
O metano é produzido através dos seguintes processos naturais:
- Decomposição de lixo orgânico; - Digestão de animais herbívoros; - Metabolismo de certos tipos de bactérias; - Vulcões de lama; - Extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo); - Aquecimento de biomassa anaeróbica.
• ÓXIDO NITROSO
O óxido nitroso é emitido principalmente por fontes naturais (bactérias no solo e oceanos, por exemplo), mas também como um subproduto dos métodos de fertilização na agricultura, da combustão, do tratamento de esgoto e de diversos processos industriais. • CLOROFLUORCARBONOS (CFCs)
Os Clorofluorcarbonos são substancias utilizadas em aerossóis “sprays” criados por indústrias com a finalidade de proteger circuitos de refrigeração geralmente presente em aparelhos de ar-condicionado e geladeiras que