Efeito Dos Diferentes Tratamentos No Controle De Nematoides Da Raiz Do Feijoeiro
Material e métodos
A presente aula prática foi realizada no dia 24 de fevereiro de 2014.
O experimento foi conduzido no Núcleo de Estações Experimentais da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. O solo utilizado para a realização do experimento é um solo arenoso, a partir da analise granulométrica do solo, realizada antes do início do experimento, apresentou os seguintes valores de areia, silte e argila de 13g/kg, 108g/kg e 578,8g/kg respectivamente de pH 5,09, V%: 58,22 e soma de bases de 3,86.
O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso, com quatro repetições e seis tratamentos, sendo eles: Controle sem nematoide, controle com nematoide, CropStar 500mL/100kg de sementes, CropStar 700mL/100kg de sementes, Pochonia + Paecilomyces e extrato de folhas de crotalária 10%.
A preparação dos extratos e os tratamentos de sementes foram realizados no laboratório de microscopia da mesma Universidade e posteriormente o material foi encaminhado para casa de vegetação.
Os vasos foram preenchidos com 5kg de solo. A semeadura do feijão foi realizada manualmente, no dia 24 de fevereiro de 2014, colocando-se seis sementes por vaso com aproximadamente 5 cm de profundidade, realizando-se o raleio e deixando apenas duas plantas por vaso.
A irrigação foi realizada diariamente, a fim de conservar o teor de umidade próximo da capacidade de campo.
Por fim, no dia 28 de abril os vasos foram conduzidos ao laboratório de nematologia para a avaliação final, contando-se o número de nematoides no solo e nas plantas de feijoeiro. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância, e as médias foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. O programa estatístico utilizado para fazer as análises de variância foi o GENES.
Resultados e Discussão
A partir da análise de variância contatou-se que os diferentes tratamentos empregados no controle de nematoides na