Efeito de grupo em estacas
1. Introdução 2 1.1 Considerações Preliminares 2 1.2 Conceito de Fundação Profunda 2 1.3 Generalidades 2 2. Bloco sobre Estacas 3 2.1 Critérios de Projeto de Bloco sobre Estacas 4 2.1.1 Procedimentos Gerais do Projeto 4 2.1.2 Distância entre Eixo das Estacas 5 3. Efeito de Grupo 6 3.1 Efeito de Grupo em termos de Capacidade de Carga 6 3.2 Efeito de Grupo em termos de Transferência de Carga 8 3.3 Efeito de Grupo em termos de Recalque 10 4. Conclusão 11 5. Bibliografia 11
1. Introdução 2.1 Considerações Preliminares
Este trabalho visa analisar as características de distribuição de cargas para o solo de uma fundação, tendo como principal foco o chamado Efeito de Grupo de Estacas.
2.2 Conceito de Fundação Profunda
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia (AZEREDO, 1988). Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
As fundações profundas são aquelas em que a carga é transmitida ao terreno através de sua base (resistência de ponta), superfície lateral (resistência de atrito) ou por uma combinação das duas. As fundações profundas estão assentadas a uma profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta. A transmissão de carga deste tipo de fundação é feita através de estacas.
2.3 Generalidades
A interação entre estacas num grupo é um tema considerado bastante complexo, pela dificuldade de se conhecer o efeito de cravação das estacas adjacentes no grupo. Deve-se considerar também o espaçamento entre estacas, as deformações induzidas ao maciço do solo e a capacidade de carga do grupo.
2. Bloco sobre Estacas
As fundações em estacas são adotadas quando o solo em suas camadas