Efeito da Concentração Sobre a Condutividade Específica
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Alunos: João Paulo da Silva Nayara Couto
Professor: Alexandre
Título: Efeito da Concentração sobre a Condutividade Específica
Introdução
A condutividade de uma solução está relacionada ao transporte de cargas pelos íons presentes. Assim, uma solução que oferece maior resistência à passagem dos íons é dita má condutora, já uma solução que oferece menor resistência a essa passagem, é dita boa condutora.
Experimentalmente, observa-se que a condutividade molar de um eletrólito varia com a concentração, o que pode ser explicado pelo fato de o número de íons em solução não ser proporcional à concentração do eletrólito. Assim, se estivermos analisando um ácido fraco, por exemplo, a concentração dos íons não é diretamente proporcional à concentração do ácido, ou seja, se duplicarmos a concentração do ácido, não estaremos duplicando, necessariamente, a concentração dos íons. Além disso, existe uma interação entre os íons em solução, logo, a condutividade da solução não é exatamente proporcional ao número de íons.
Os eletrólitos em geral são classificados em duas classes: os eletrólitos fortes que se ionizam completamente em solução e os eletrólitos fracos que se ionizam parcialmente em solução, propiciando um equilíbrio entre a espécie dissociada e a espécie associada.
Nesse relatório será discutido como a condutividade equivalente do CuSO4, um eletrólito forte, e do ácido acético, um eletrólito fraco, varia com a concentração, analisando assim a diferença de comportamentos entre os tipos de eletrólitos.
Procedimento Experimental
6 Soluções de sulfato de cobre e 8 soluções de ácido acético foram preparadas por diluição sucessiva, a partir de soluções estoque 1,0N.
A condutividade de cada uma das soluções diluídas foi medida por um condutímetro.
Discussão de Resultados
Após a realização do experimento, pode-se constatar que para o ácido