efeito da chama quimica
Identificação de elementos químicos pelo teste da chama
TECNICA
Técnica: Teste da Chama.
Objetivo: Identificar pela cor da chama os elementos presentes nas amostras.
Materiais:
-Fio de níquel-cromo ou platina (10 cm) -Bico de Bunsen Reagentes: -Cloreto de Sódio (sal vê cozinha) -Sulfato de Cobre -Sulfato de Cálcio -Sal qualquer de Chumbo - Solução de HCl concentrado Procedimento:
-Faça uma argola em uma extremidade do fio de níquel-cromo ou platina.
-Mergulhe a argola do fio na solução de HCl e leve à chama para limpá-lo.
- Repita esta operação ate que o mesmo esteja limpo e não gere cor na chama.
-Com a argola pegue uma pequena porção do reagente e leve à chama do bico de bunsen, fazendo as observações necessárias. Anote.
-Repita esta operação com todos os reagentes.
INTRODUCÃO
Neste relatório, serão descritos os experimentos relativos ao Teste da Chama. Trata-se de uma técnica bastante simples de espectroscopia que visa à análise qualitativa de cátions presentes nas amostras levadas ao contato com a chama.
Este método se baseia no aspecto e emissão na característica que cada elemento emite ao receber energia, e é muito usado para identificar o íon positivo existente num sal puro.
Utilizamos alguns sais já conhecidos previamente e foi direcionado a relacionar as cores observadas no interior da chama. Esta chama foi proveniente de um bico de Bunsen utilizando Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pressurizado como combustível.
REVISÃO BILIOGRAFICA
ENSAIO DA CHAMA
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera