efeito corona
O que é ?
O efeito Corona é também conhecido como fogo de Santelmo.normalmente aparece nas superfícies dos condutores das linhas de transmissões de energia elétrica, em consequência dos níveis de tensões de operação, das configurações de fixação dos condutores e das condições climáticas onde estão construídas. Esse efeito ocorre devido às partículas de ar, de poeiras e a alta umidade (vapor d’água) encontrada em torno dos condutores, que quando submetido a um campo elétrico muito elevado e intenso, tornam-se ionizadas e, como consequências, emitem luz.
É bom ressaltarmos que os efeitos corona provocam perdas de eletricidade que podem variar de alguns quilowatts até algumas centenas de quilowatts por quilômetros, principalmente quando as linhas de transmissões ficam sob condições adversas de chuvas ou garoa.
.
O ruído observado na Linha de Transmissão em dias de chuva é chamado de efeito corona. Ele é produzido constantemente, mas em dias de chuva fica mais forte e é mais fácil ouvi-lo. Este é um fenômeno comum em Linhas de Transmissão com tensão elevada. O efeito corona nada mais é que o efeito dos cabos energizados sobre o ar. Não existe razão para preocupação. Tratam-se apenas de ruídos, que não representam perigo. Á noite, em alguns pontos da Linha de Transmissão, o efeito corona pode ser visto com uma luminescência azulada.
O efeito corona pode ser:
Positivo: Ocorre quando, no limiar do gradiente de potencial os elétrons são acelerados na direção do anodo produzindo uma avalanche de elétrons. Uma nuvem de íons positivos é formada em torno do eletrodo atuando como uma extensão do mesmo.
Negativo: Ocorre quando, no limiar do gradiente de potencial grupo elétrons saem do catodo produzindo pulsos de avalanches. As descargas estendem-se do catodo até um ponto onde a ionização torna-se fraca. Além desse ponto, os elétrons são capturados pelas moléculas, que seguem mais lentamente ao anodo.