Efeito Chaminé
-O experimento foi feito ultilizando uma “chaminé” composta dos seguintes elementos:
- 1ª SITUAÇÃO
- Ao medirmos a temperatura, os sensores térmicos apresentavam as seguintes temperaturas: T1 = 45° e T2= 55°
Utilizando um anemômetro, medimos a velocidade do vento na saída da chaminé e constatamos uma velocidade de 1m/s. Fazendo isso, acabamos por bloquear parcialmente a saída de ar o que acarretou na elevação da temperatura do “ambiente” para T1 = 48° e T2= 59°.
Depois de retirarmos o anemômetro a temperatura teve caiu para T1=42° e T2= 52°. O professores explicavam que deve ter acontecido alguma movimentação indevida do equipamento, pois o correto seria que voltasse a primeira temperatura constatada: t1=45° e t2=55°.
- 2ª SITUAÇÃO
- Retiramos um dos canos de PVC reduzindo pela metade a altura da chaminé. Ao fazermos isso. A temperatura subiu para T1=47° e t2=59°. Pudemos perceber o porquê deste fato ao medirmos novamente a velocidade do vento, que estava a 0,9m/s.
Com a redução da altura da, a velocidade do vento é reduzida, isso ocorre porque não há tanto “caminho” para que o vento ganhe velocidade. Podemos fazer um comparativo com a aceleração de um carro. Quanto maior a pista para aceleração, maior vai ser a velocidade atingida
.
Ao obstruirmos a saída com o anemômetro a temperatura subiu ainda mais, atingindo T1=55° e T2= 70°.
3ª SITUAÇÃO
Retiramos agora toda a extensão da chaminé. A leitura em T2 subiu para 73°. E ao posicionarmos o anemômetro continuou subindo, atingindo até 100°.
QUESTÕES:
1 – Explique porque a temperatura aumentou quando colocamos o anemômetro. R: Diminuímos a abertura, dificultando a saída do ar.
2 – Explique porque a