Eetrostática

650 palavras 3 páginas
1
Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas. O que caracteriza um material como condutor é a camada de valência dos átomos que constituem o material. Camada de valência é a última camada de distribuição dos átomos. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos.
Esses elétrons que abandonam o átomo são chamados de “elétrons livres”. Os metais no geral são bons condutores de eletricidade, pois eles possuem os elétrons livres.

2
Os metais são bons condutores porque os electrões que encontram-se mais afastados dos núcleos atómicos, por isso têem grande mobilidade.
Estes electrões designam-se por electrões livres: movimentando-se desordenadamente no interior dos metais. Contudo ao fechar-se um circuito eléctrico, estes electrões organizam-se de imediato num movimento ordenado, formando uma corrente eléctrica.
Existem soluções que são boas condutoras e outras nem por isso…Somente as soluções que são formadas por iões e por sais é que são boa condutoras de corrente eléctrica. Assim quando se fecha o circuito eléctrico, os iões movimentam-se organizadamente, dirigindo-se os iões negativos para o eléctrodo positivo e os iões positivos para o eléctrodo negativo. Este movimento organizado constitui a corrente eléctrica no liquido.

3
Os materiais isolantes fazem o papel contrário dos condutores, eles são materiais nos quais não há facilidade de movimentação de cargas elétricas. São exemplos de materiais isolantes: isopor, borracha, vidro, e muitos outros. Esses materiais são assim caracterizados porque os elétrons da camada de valência estão fortemente ligados ao núcleo, não permitindo dessa forma que ocorra a fuga dos mesmos. Os materiais isolantes são largamente utilizados, assim como os materiais condutores. São utilizados, por

Relacionados