EEEP MARTA MARIA GIFFONI DE SOUSA
Aluno(a): Maria Franciele Penha da Silva nº: 31
Turma: 2 ano “A” – Aquicultura
Data da realização do experimento: 19/08/2015
Professor(a): Quilion Batista de Oliveira
SOPRO MÁGICO
Acaraú-ce
Introdução
Uma das questões mais interessante na química são as mudanças de cores. No experimento proposto é um procedimento muito utilizado na volumetria de neutralização. Aqui os gases que exalado durante a respiração é usado para mudar a cor da solução básica de fenolftaleína, ou seja o dióxido de carbono (CO2) produzido no organismo por reação entre o oxigénio inspirado e a glucose. Ao entrar em contato com a solução de hidróxido de cálcio (conhecida também com água de cal) o dióxido de carbono reage da seguinte forma:
CO2(g) + Ca(OH)2(aq) ------> CaCO3(s) + H20(l) Inicialmente, o dióxido de carbono, que é um gás incolor ligeiramente solúvel em água, torna a cor da solução ligeiramente rosea, com uma leve turvação. Com a continuação do sopro a solução muda completamente de cor; ela torna-se incolor. Daí o sopro mágico. A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco ou em solução alcoólica como um líquido incolor. É insolúvel em água, porém solúvel em etanol (álcool etílico). O bicarbonato de sódio (nome comercial) ou hidrogenocarbonato de sódio (IUPAC) ou carbonato ácido de sódio, é composto de fórmula NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino.
Material utilizado
2 béquer de 25 ml cada
1 béquer de 150 ml
1 bastão de vidro
2 tubos de ensaio
2 canudos
1 espátula
Reagentes:
20 ml de água
10 ml de álcool
Bicarbonato de sódio
Fenolftaleína
Metodologia
Foram colocados 10 ml de álcool em um dos béqueres de 25 ml, neste mesmo béquer gotejaram-se sete gotas de fenolftaleína. No outro béquer de 25 ml foram adicionados 10 ml de água, em