Edward Lee Thorndike
Nascido em 31 de agosto de 1874, em Williamsburg, Massachusetts, Edward Lee Thorndike era filho de um ministro metodista e uma dona de casa vitoriana e determinada. O segundo filho, de uma família de quatro, Thorndike cresceu em uma sucessão de pequenas cdades da Nova Inglaterra, devido ao emprego de seu pai que não permitia que ele permanecesse em uma cidade por mais de três anos.
Todos os seus irmãos tinham carreiras importantes na área da ciência, o que dava a Thorndike uma grande vontade de ser bem-sucedido na vida. Foi um aluno brilhante, mas era tímido e solitário. Não gostava de ferramentas e máquinas, e suas habilidades como carpinteiro eram limitadas, fato constatado em suas caixas-problema. Pela mesma aversão, jamais aprendeu a dirigir.
Entrou para a Wesleyan University em 1891, a mesma universidade metodista que seu irmão mais velho, Ashley, estudou. Lá conquistou o primeiro e o segundo lugares em todas as matérias que cursou no secundário. Seu histórico acadêmico brilhante lhe concedeu prêmios escolares em todos os anos, apesar de ter inveja de seu irmão mais velho, que era confiante e popular. Também editava o jornal da universidade e jogava tênis em caráter competitivo.
Foi em Wesleyan que seu interesse pela psicologia foi despertado, assim como o de seus colegas, a partir da leitura de The Principles of Psychology, de William James, que mais tarde viria a ser seu orientador nas pesquisas com animais.
Foi um dos primeiros psicólogos americanos a iniciar e concluir toda a sua formação educacional nos Estados Unidos. Um fato interessante é que ele realizou seus estudos de pós-graduação também nos Estados Unidos, e não na Alemanha, apenas duas décadas após a fundação formal da psicologia. Graduou-se em 1895 sob a distinção Phi Beta Kappa e a maior média em 50 anos.
Thorndike entrou em Harvard University com o intuito de estudar inglês, filosofia e psicologia, mas seu interesse nas duas primeiras foi diminuindo, e pela