Educomunicação e Responsabilidade Social: Análise de Resultados de Ações Educomunicativas em Organizações do Paraná
Educomunicativas em Organizações do Paraná
Caroline Kurovski
Maria Lucia Wiggers
Resumo
O artigo objetiva descrever os resultados da pesquisa sobre a responsabilidade social nas organizações do Paraná, com enfoque nas práticas educomunicativas. Com os levantamentos teórico e empírico realizados, o projeto buscou a compreensão da relação entre comunicação e educação e como o campo da educomunicação aparece dentro das organizações paranaenses.
Os resultados analisados indicam baixo índice de utilização de ações pelas organizações e ainda a necessidade de um estudo profundo sobre o novo tema, a fim de tornar as ações, das organizações que as praticam, mais claras para todos os seus públicos. A área educomunicativa busca ampliar o alcance do campo da comunicação e a capacidade crítica dos indivíduos, a fim de promover uma estrutura social guiada pela cidadania, por valores democráticos e espaços humanizados.
Palavras-chave
Educomunicação; organizações; responsabilidade social.
Introdução
O grupo de pesquisa GCEORG UFPR – Comunicação, Educação e Organizações desenvolveu discussões teórico-metodológicas sobre o tema educomunicação, com o projeto de pesquisa “Responsabilidade Social, Comunicação e Experiências Educomunicativas: levantamento teórico-metodológico em organizações privadas do Paraná”.
O objetivo geral do projeto é realizar um levantamento histórico descritivo das pesquisas e ações de comunicação/educação desenvolvidas por instituições privadas no
Paraná , análise de seus fundamentos teórico-metodológicos e de seus principais resultados.
Os objetivos específicos deste trabalho de pesquisa englobaram três etapas de investigação.
Primeira Etapa: Fazer um mapeamento e um levantamento histórico descritivo das ações de educação para os meios, desenvolvidas por instituições midiáticas, educativas e indústrias de grande porte do estado, dos mais diversos ramos