Educomunicação em espaços públicos
XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Palhoça - SC – 8 a 10/05/2014
Educomunicação em espaços públicos: experiências do Trabalho Socioambiental de Pelotas1
Eduarda Schneider LEMES2
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
RESUMO
O presente trabalho reflete sobre as experiências, desafios e dificuldades de um projeto de Educomunicação, desenvolvido com crianças em situação de risco e vulnerabilidade socioambiental, realizado fora da escola, visando a criação de um espaço comunitário de educação para a mídia e de crítica da mídia entre essa população. Parte-se do conceito de Educomunicação como metodologia de trabalho, apontando para os limites dessa prática quando atrelada a práticas pedagógicas vindas do modelo escolar.
PALAVRAS-CHAVE: educomunicação; comunitário; comunicação; educação; crítica da mídia.
INTRODUÇÃO
A Educomunicação, ou ainda Media Education, Media Literacy e Educación en
Médios, é um conceito nascido na década de 80 que se define como espaço de intervenção social associando a Comunicação e a Educação num campo interdiscursivo, interdisciplinar e sem fronteiras (SOARES, 2011, p. 3). Consiste na intersecção dos campos da Comunicação e da Educação, entendendo como fundamental a leitura crítica da mídia, propiciada pela apropriação técnica da produção midiática pelos cidadãos.
O termo foi difundido a partir do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, em 1999, quando tiveram início os trabalhos e pesquisas na área. Antes disso, já havia aparecido no ano de 1980, quando a UNESCO usou para designar uma prática europeia definida como Media Education, num contexto de crise da educação e da legitimação
1
Trabalho apresentado no IJ 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania do XV Congresso de Ciências da
Comunicação na Região Sul, realizado de 8 a 10 de maio de 2014.
2
Estudante de Graduação 7º. semestre do Curso de Jornalismo