Educação
Introdução
Para entender as dificuldades de aprendizagem é preciso analisar a aprendizagem em seu conjunto, pois cada indivíduo aprende de forma diferente, dependendo de seus interesses, das possibilidades e situação em que se encontram.
Conhecer as diferentes teorias da aprendizagem é importante, porem mais importante é compreender como esses indivíduos aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, e atitudes que possibilitam a construção do conhecimento com significado para quem esta aprendendo.
Para falar de aprendizagem precisamos pensar no cenário que envolve o sujeito, os objetos de conhecimento, e as relações entre eles, considerar a pluralidade de variáveis que compõem o processo de ensinar/aprender. Como acontecem esses relacionamentos, professor alunos, professores entre si, a organização do trabalho pedagógico, a metodologia, os conteúdos, agrupamentos de alunos, a avaliação o ambiente físico, as questões sociais, enfim precisamos pensar sobre o que fazemos, para que fazemos e como fazemos. Podemos compreender melhor se olharmos para todo o processo. E aqui entram em cena vários elementos, o sistema político e econômico vigente, a escola sua política e propostas pedagógicas, professores e sua formação, crença e prática pedagógicas, os métodos escolhidos, as formas ensinadas posturas teóricos-metodologicas diferentes que trazem à tona as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, os alunos com suas capacidades e dificuldades, e familiares.
Essas práticas têm como plano de fundo a concepção de ensinar e aprender que organizam o trabalho pedagógico. Precisamos pensar se a criança tem maturidade para o que querem lhe ensinar, si tem ela deve ser estimulada, pois o ensino que promove o desenvolvimento. De acordo com Freitas (2006.p.3): As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo. O processo de