Educação
Fases do método estatística
As várias fases do método estatístico estão delineadas a seguir. As etapas descritas nas seções de planejamento, coleta, crítica, apuração e exposição constituem a Estatística
Descritiva, enquanto a seção de análise constitui a Estatística Indutiva ou Inferencial
Coleta de dados
Coleta indireta
A coleta direta de dados é quando os dados são obtidos pelo próprio pesquisador através de levantamento de registros (nascimentos, óbitos, notas fiscal, impostos, etc.) ou coletados diretamente através de inquéritos, questionários, etc.
A coleta direta pode ser classificado quanto ao fator tempo como:
_ contínua: quando feita de forma continuada, como registro de nascimentos e óbitos, frequência de alunos às aulas, etc.
_ periódica: quanto feita em intervalos constantes de tempo, como censos (10 em 10 anos), avaliações mensais dos alunos, etc.
_ ocasional: quanto feitas em determinada situação para atender a um objetivo, como pesquisa de mortalidade de um rebanho, pesquisa de um produto no mercado, etc.
Coleta indireta
A coleta indireta é inferida de elementos conhecidos, através de uma coleta direta, ou do conhecimento de fenômenos relacionados ao fenômeno estudado. Por exemplo, pesquisa sobre mortalidade infantil que é feita sobre a coleta direta de dados de nascimentos e óbitos.
Crítica dos dados
Os dados obtidos devem ser criticados à procura de falhas sistemáticas no planejamento, aquisição e armazenamento dos dados.
Apuração dos dados
É a etapa de soma e processamento dos dados obtidos mediante critérios de classificação.
Pode ser manual, eletromecânica ou eletrônica.
Exposição ou apresentação dos dados
Os dados sempre devem ser apresentados de forma adequada, seja através de tabelas