Educação
x
Jean Piaget -> A sua teoria nos ajuda a entender como e porque o indivíduo se comporta de determinada forma. O desenvolvimento humano refere - se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado. Vygotsky -> Ele, valoriza a relação entre a linguagem e pensamento e a, interação com os outros indivíduos, gera a aculturação que fomenta o conceito de desenvolvimento proximal, ou seja, a possibilidade da passagem de uma capacidade real de aprendizagem.
* Alguns pontos de suas teorias:
-> A comunicação verbal pode não ser a única forma pela qual o pensamento se desenvolve.
-> Os educadores podem orientar as crianças em diferentes formas, trans-culturalmente.
Semelhança entre eles: Do que foi visto, é possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento.
* QUANTO AO PAPEL DOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará.
* QUANTO À CONSTRUÇÃO REAL Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de