Educação
Ao longo do curso, o aluno será incentivado a adquirir a prática da consulta e da pesquisa, podendo recorrer, para esse fim, à farta documentação e material de estudo disponibilizados na plataforma do curso.
Módulo I - Contexto do Novo Acordo Ortográfico
MÓDULO I CONTEXTO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
UNIDADE 1: O Acordo Ortográfico UNIDADE 2: A presença da língua portuguesa no mundo UNIDADE 3: Como fica o nosso dicionário? UNIDADE 4: Breve histórico do Acordo Ortográfico
UNIDADE 1: O Acordo Ortográfico
UNIDADE 1: O Acordo Ortográfico Desde 1º de janeiro de 2009, estão em vigor no Brasil as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem o objetivo primordial de unificar a Ortografia nos países que têm o português como língua oficial. Ao fazê-lo, pretende garantir maior status à língua portuguesa no plano internacional, facilitando o intercâmbio cultural, comercial e jurídico-institucional entre os países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Assim, incrementando o prestígio internacional do português, habilita-o a ingressar no rol dos idiomas oficiais utilizados na Organização das Nações Unidas (ONU). Tais medidas, entretanto, não têm aplicabilidade imediata. O decreto legislativo assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê um período de transição para a aplicação das novas regras: de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012. Nesse período, as duas grafias são reconhecidas como oficiais. No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2013, a Ortografia oficial vigente será aquela assentada nas bases do Acordo Ortográfico.