educação
“Júlio de Mesquita Filho”
Campus de Assis
Filosofia da educação
2014
Foram trabalhados em sala quatro textos e um documentário: Alegoria da Caverna
Esse texto fala sobre prisioneiros que desde o nascimento vivem presos em correntes numa caverna, e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira, onde são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas.
Sobre a gênese da burrice
Esse texto usa o caracol como símbolo da inteligência, onde cada movimento do caracol é comparado a um sentido do ser humano, no qual foi interferido no decorrer da vida causando um dano irreversível.
O que significa conhecer?
O MENININHO
Esse texto fala de um “menininho” que é reprimido durante a sua infância e com isso perde a sua capacidade de criar, de pensar por si só.
Documentário: Em nome da raça e da ciência
Trata-se de um documentário onde havia um grupo que fazia pesquisa utilizando seres humanos como cobaia. O grupo que bancava essa pesquisa fazia parecer que isso era necessário, ou seja, tudo em nome da ciência.
Análise:
O que podemos dizer a respeito dos textos e do vídeo? Eles tem alguma relação? Desde já posso dizer que os textos e o vídeo estão inteiramente ligados. Muitas são as indagações acerca da educação, e como aluna do quarto ano de letras penso como enfrentarei uma sala de aula levando em conta todos os problemas existentes?
O ser humano desde sua existência foi condicionado a reprimir seus instintos,e nós como professores