Educação
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
“JÚLIA MARIA”
MARIZÓPOLIS – PARAIBA
RELATÓRIO
A escola como um espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde.
As práticas em educação e saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes sustentados pelas histórias individuais e coletivas, com papéis distintos_ professores, educandos, merendeiras, porteiros, pais mães avós, entre outros sujeitos, produzindo aprendizagens significativas e ratificando uma ideia inclusiva. Desse modo, dimensionando a participação ativa de diversos interlocutores/ sujeitos em práticas cotidianas, é possível vislumbrar uma escola que forma cidadão críticos e informando com habilidades para agir em defesa da vida e de sua qualidade e que devem ser compreendidas pela equipes de Saúde da Família (ESF) em suas estratégias e cuidado.
Nessa perspectiva, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério de Educação, foi instituído em 2007 pelo fruto do esforço do governo feral em construir políticas Inter setoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas ás crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unindo- se para promover o desenvolvimento desse público.
No município de Marizópolis a Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Júlia Maria se comprometeu a realizar ações de avaliação antropométrica, realizar atividades educativas sobre a promoção da alimentação e modo de vida saudável com a comunidade escolar.
Neste 1º Semestre foram realizadas a Semana da Saúde na Escola que acontecerá a partir de 2012 com o tema de mobilização nacional. Para