Educação
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: MARIA ANGELA
FORMAÇÃO INTEGRAL:A PAIDEIA
Letícia de Araujo
Letícia Pereira Valias
Sonia de Fátima Teixeira
Sarah Lombello Nogueira de Castro
2012
Introdução
Inicialmente,a palavra Paidéia tinha como significado “Criação de meninos”.Mais tarde,essa palavra tomou um sentido muito maior e mais complexo do que este,e é sobre isso que fala este trabalho.
Ao comparar a educação da Antiguidade grega com as grandes civilizações do Oriente, é fácil observar um grande salto da primeira em relação às outras. Não é à toa que a Grécia Antiga é apontada como berço da civilização ocidental. A educação do homem grego – a Paideia – visava formar um elevado tipo de homem. Diferente da concepção oriental, em que o homem ideal era considerado alguém sobre-humano, uma espécie de homem-deus que ultrapassava a medida natural, a Grécia apresentou uma nova visão de homem, em que ele era a medida das coisas. A partir daí surgiu a questão da individualidade (embora longe de se confundir com o cultivo da subjetividade característico da Modernidade).
Os grandes sábios da Grécia, ao contrário dos do Oriente, não eram considerados enviados dos deuses, profetas ou homens sagrados, e sim mestres independentes e formadores de seus ideais. Era um ambiente onde a liberdade de pensamento predominava.
A Educação Integral-Paidéia
A Paidéia pode ser definida como a formação integral do homem,em suas várias esferas(social,política,cultural e educativa),ou seja,uma formação que atribui ao homem uma identidade cultural e história,e uma base de formação critica.O termo Paidéia não pode ser simplesmente traduzido como educação,pois engloba em seu sentido cultura,instrução e formação do homem grego.
A Paidéia, é a busca do conhecimento do homem, de forma individual, para que este possa interferir na organização política e social da pólis, a idéia