Educação
Aluno(s):
Antonina de Castro Lopes - RA 1328210
Dayane Agege Freitas – RA 1219732
Erika Maria Bonfim - RA 1335687
Itacy Mary Leite - RA 1328260
Lucilene Aparecida da Silva - RA 1235389
Raquel Santiago Perez - RA 1323809
Polo – Passos – MG
2014
2
A educação brasileira como um direito de todos os cidadãos é algo recente na história da nossa sociedade. Assim como a sociedade brasileira se organizou de maneira democrática, a Educação Infantil de um contexto assistencialista passou a atender as mulheres trabalhadoras assumindo parâmetros onde a criança é sujeito histórico que passa a interagir com o meio modificando a sociedade.
A educação infantil como está organizada faz parte deste processo e só com a aprovação das Diretrizes Nacionais para Educação Infantil, o educar e o cuidar se unem caminhando
juntos
e
respeitando
as
diferenças
de
cada
criança
proporcionando assim uma melhor alfabetização.
Compreendendo a indissociabilidade entre educar, cuidar e alfabetizar devemos ter a consciência de promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão integrada acerca do desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas. Assim é preciso refletir como educar, cuidar e alfabetizar podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da criança em relação a si e ao mundo.
O cuidado com o outro deve se fazer presente no ato de educar, independentemente do nível de ensino em que se está atuando.
As instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem incorporar de modo integrado as funções de educar, cuidar e alfabetizar como qualidades advindas de estudo, dedicação, cooperação e cumplicidade de todos os envolvidos, buscando-se entender e valorizar o que cada criança sente e pensa, o que sabe sobre si e sobre o mundo. Essa qualidade dá-se em função das