Educação
Objetivo Geral:
Incentivar a socialização e desenvolver as capacidades motoras.
Objetivos Específicos:
Reunir a turma e verificar se brincam de pique.
Identificar os pique na categaoria de jogos e brincadeiras populares.
Identicar os piques que conhecem e se há diferençar na forma de brincar entre os alunos.
Conteúdos:
Pique Ajuda, Pique Pega
Procedimentos Metodológicos:
• Aquecimento (5 min.):
• Pega-pega dos quilombos
Os alunos deverão estar espalhados de forma aleatória no tatame em trios, sendo que dois estarão de frente para o outro com as mãos dadas e o terceiro estará no meio sendo protegido. Os dois participantes que estarão com as mãos dadas irão representar o quilombo e o terceiro que estará no meio será o escravo. Dentre os alunos o professor irá escolher um para ser o capitão do mato que estará fora dos quilombos. Ao sinal do professor os escravos deverão correr em direção a outro quilombo e o capitão do mato deverá pegar algum escravo. Ao ser pego o escravo passa a ser capitão do mato e o aluno que era capitão do mato passa a ser escravo. Deverá haver a troca dos alunos que representam o quilombo para que todos participem.
Pique Ajuda
Uma brincadeira simples, ao estilo do pique pega. Quando o 'pegador' conseguir pegar o primeiro aluno, os dois juntos vão ser pegadores e terão que pegar o restante. Cada aluno que for pego vai entrando para equipe dos 'pegadores'. É evidente que no final sobrará só um aluno a ser pego. O mesmo então se torna o ganhador da brincadeira e tem o direito de escolher quem começará sendo o pegador da próxima rodada!
Pique Pega
Escolhe-se um aluno para ser o "pegador". O pegador deve dar um tempo para os outros alunos se afastarem e depois correr atrás deles, até pegar um encostando a mão nas costas. Quando pegar alguém, esse alguém se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua, até cansar. Vale lembrar que deve ser