Educação
Faculdade de Educação
Disciplina: Oficina de textos acadêmicos -
Professora responsável: Paula Cobucci
Aluna: Ana Rosária Borges de Faria – Matrícula: 120168464
O Povo Brasileiro A formação e o sentido do Brasil
O Povo Brasileiro. Publicado pela primeira vez em 1995, é considerada a principal obra de Darcy Ribeiro, o livro aborda com texto leve, mas de maneira aprofundada, a formação social do povo brasileiro e aponta a contribuição das nações indígenas para a formação histórico-social do Brasil.
A obra de Darcy Ribeiro tem como objeto “A necessidade de uma teoria do Brasil, que nos situasse na história”. Procura na obra mostrar outros contextos para a relação historicamente destrutiva da nossa pseudocolonização, outro olhar que não fosse o eurocêntrico.
Ocupou-se de mostrar as diferentes formas da História de formação e o sentido do Brasil, buscando uma teoria de fundamento para uma prática transformadora das desigualdades do país.
A começar pela formação da ilha Brasil (Cortesão 1958), uma infinitude de povos indígenas, que falando línguas do mesmo tronco linguístico, dialetos de uma mesma língua, que foram se partindo e formando dois povos que começaram a se hostilizar, os Tupis. Mas nesse cenário mais tarde entra o europeu, que ao aportarem encontraram um habitante “estranho” e exótico para seus padrões, um povo que os deslumbraram com seu modo de ser e viver em um primeiro momento. Para os índios os europeus eram vistos de uma forma mítica do mundo, seriam, seu deus sol, o criador – Maíra - pois sua generosidade os fez enxergá-los assim, e foi essa generosidade que os invasores portugueses e depois espanhóis, holandeses utilizaram para os subjuga e escravizar, fazendo com que muitos preferissem a morte, o português se apropriou do seu lugar como um todo, tomou-lhe a alma.
Como os índios não mais estavam servindo ao seu