Educação
A bulimia é uma síndrome caracterizada por acessos repetidos de hiperfagia, elevada ingestão de alimentos calóricos e de uma preocupação excessiva em relação ao controle do peso corporal.
Caracteriza-se por episódios de ingestão compulsiva que consistem em comer, num curto período de tempo, uma quantidade anormal de comida, com a sensação de perda de controlo. Nestes episódios as doentes ingerem habitualmente comida que consideram "proibida" (como doces e hidratos de carbono). Estes doentes têm ainda comportamentos compensatórios como vomitar, usar laxantes, diuréticos ou outros medicamentos, fazer jejum e exercício físico excessivo.
Os episódios de ingestão compulsiva começam durante ou após uma dieta restritiva. As bulímicas quando têm os episódios de empanturramento e os comportamentos de purga sentem muita vergonha e culpabilidade. Tal como a anoréctica a bulimica tem uma obsessão exagerada sobre o próprio corpo, querem manter-se sempre magra, e com isso faz dos alimentos seus “inimigos”
Geralmente mantêm a sua doença em segredo (mesmo em relação aos seus familiares mais próximos) e procuram tardiamente ajuda especializada, apresentam uma auto-estima baixa, tendem a ser perfeccionistas, tímidas, pouco auto-afirmativas e a ter dificuldades no relacionamento interpessoal.
As causas desta doença são principalmente: * Angustia e o stress * Falta de auto-estima * Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela solidão * Valorização do corpo magro como ideal de beleza
Os comportamentos mais frequentes dos bulimicos são: * Ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos * Prática de grandes jejuns * Uso de diuréticos e laxantes * Indução do vómito * Prática exagerada de exercício físico Sintomas Físicos: * Grandes oscilações no peso. No entanto, os doentes normalmente apresentam-se com um peso dentro da normalidade * Irregularidade