Educação
O estudo do Módulo I me fez refletir sobre a função social da escola,onde uma Educação Tradicional pouco tem a acrescentar na vida de um indivíduo,sendo que este tem o direito a uma educação de qualidade, a uma escola que busque transmitir e construir saberes e acima de tudo, nela permaneça, como também possa ter condições de progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Enquanto gestora de uma escola pública, estudando sobre a função social da escola e, verificando o embasamento constitucional e o da LDB, cabe-nos fazer com que as crianças e os adolescentes tenham os seus direitos assegurados e até mesmo aqueles que não tiveram acesso a educação na idade própria, possam ter uma educação de qualidade.
O estudo do Módulo I ampliou meus conhecimentos, proporcionando uma mudança visível de como promover e articular as ações educacionais na busca de uma educação que faça a diferença.
A sociedade do conhecimento não cobrará de um jovem somente um diploma ou um mero domínio dos equipamentos modernos e de algumas tecnologias, mas a excelência do seu conhecimento e, portanto, a escola deve, na figura do gestor e de toda a equipe, cumprir a sua função social: ensinar bem e preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho, ou seja, a realização plena do ser humano.
MÓDULO II
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prescreve a participação da comunidade local e escolar na gestão das escolas visando, com isso, a descentralização dos processos de decisão e dividindo as responsabilidades para promover uma educação de qualidade.
O desenvolvimento das ações da escola é pautado pelo diálogo e pela mobilização de todos os agentes envolvidos no processo educacional. Há que se lembrar que esta é uma tarefa que exige muita persistência do gestor, uma vez que há muitas pessoas da comunidade escolar desmotivadas pro vários fatores.
Várias são as ações desenvolvidas na escola, tais como: reuniões pedagógicas e