Educação
A Itália é um país europeu localizado no sul do Europa, seu território é banhado pelo mar Mediterrâneo; limita-se ao norte com a Suíça, Áustria e Eslovênia; e a noroeste, com a França.
O país em questão possui uma população estimada em 59,8 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 301.268 km², a principal cidade é Roma, a capital nacional.
Há uma disparidade econômica dentro do território italiano. A Itália é possuidora de uma economia industrial diversificada e que é, basicamente, dividida em duas partes: o norte do país, área industrial desenvolvida e dominada por empresas privadas; e o sul, essencialmente agrícola, com elevada taxa de desemprego, logo, bem menos desenvolvida e por isso ainda muito dependente de políticas assistencialistas do governo central.
O país importa cerca de 80% da energia consumida e uma elevada quantidade de matéria-prima. Os principais produtos de exportação italianos são: automóveis (Fiat, Aprilia, Ducati, Piaggio, Ferrari, Maserati, Lamborghini e Pegani), produtos químicos, petroquímicos, produtos elétricos, eletrodomésticos, tecnologia aeroespacial e de defesa, armas de fogo, moda e alimentos. Uma atividade de grande destaque para a economia italiana é o turismo, uma vez que o país possui o maior número de patrimônios mundiais da UNESCO. Esse fator faz com que o país seja um dos principais destinos turísticos do mundo, recebendo anualmente cerca de 37 milhões de turistas.
Em grande parte, a economia italiana é impulsionada pela fabricação de bens de consumo de alta qualidade produzidos por pequenas e médias empresas, muitas delas de propriedade de família. A Itália também detém uma economia informal considerável, que segundo algumas estimativas, chegam a ser responsável por 17% do PIB. Essas atividades são mais comuns dentro da agricultura, construção civil e de serviços.
Esta é a terceira maior economia da zona do euro, porém elevados encargos da dívida pública e impedimentos estruturais ao