Educação
O Desenvolvimento do Eu
O Autoconceito e o Desenvolvimento Cognitivo
Autoconceito são as imagens que temos de nós, nossas capacidades e personalidades. Já construção cognitiva são descrições a avaliações de nós mesmos.
Mas esse senso de identidade tem relação também com a sociedade, como as crianças que tendem a pensar o que os outros irão achar de sua autoimagem.
Crianças de apenas 04 anos, já conseguem descrever si mesmo, como: comportamentos, fisionomia, habilidades e suas preferências, mas sempre falando de si positivamente.
Alguns pesquisadores analisaram e perceberam que há 03 etapas para se identificar em relação às crianças:
1º etapa: Ocorre aos 04 anos, onde a criança ainda não consegue ligar que pode possuir duas emoções ao mesmo tempo ou diferentes aspectos de si (alegria e tristeza), mas sempre se descreve como uma pessoa – modelo.
2º etapa: Ocorre a partir dos 05 ate os 06 anos. É ai com as crianças começam a ligar dois aspectos de si, como conseguir correr e também subir em árvores, mas ainda se descreve sempre positivamente.
3º etapa: Ocorre na 3º infância, a partir dos 07 anos. É quando a criança passa a conseguir equilibrar o pensamento de si.
Compreendendo as Emoções
As crianças que conseguem entender as suas emoções, conseguem lidar com os seus sentimentos e pode até ser sensível para ajudar o próximo, mas ainda não conseguem saber os sentidos dessas emoções, um exemplo é a emoção de vergonha e orgulho.
Emoções Dirigidas do Eu.
Num determinado ambiente em que havia crianças com idades de 04 á 08 anos, foram criadas duas situações para analisar o que elas iriam falar do sentimento de vergonha e orgulho e o que seus pais achariam dessas situações.
As situações eram as seguintes: no primeiro caso uma criança pegava um pote cheio de moedas, mesmo sabendo que seus pais não queriam que ela o pegasse e a outra situação era uma criança que teve a proeza de realizar um mortal numa