EDUCAÇÃO
CEMOrOc-Feusp / IJI - Univ. do Porto
Pragmatismo e Educação
Luiz Costa Pereira Junior1
Resumo: O pragmatismo é uma filosofia humanista, a afirmar que o homem cria seus próprios valores, que a realidade está em formação e nossas verdades são produtos artificiais. Para os pragmáticos, os métodos de ensino devem se concentrar na resolução de problemas, em experimentação e projetos, muitas vezes tendo os alunos trabalham em grupos. O currículo deve permitir a interação das disciplinas para que o aluno se concentre na resolução de problemas de forma interdisciplinar. Em vez de impor corpos organizados de conhecimento para os alunos, os pragmáticos acreditam que os alunos devem aplicar os seus conhecimentos a situações reais, por meio da pesquisa experimental. Isso prepara os alunos para a cidadania, a vida diária e as futuras carreiras
Palavras Chave: Pragmatismo – Educação – Richard Rorty.
Pragmatism and Education
Abstract: Pragmatism is a humanistic philosophy, maintaining that man creates his own values, that reality is still in the making and our truths are manmade products. For Pragmatists, teaching methods focus on hands-on problem solving, experimenting, and projects. Curriculum should bring the disciplines together to focus on solving problems in an interdisciplinary way. Rather than passing down organized bodies of knowledge to learners, Pragmatists believe that learners should apply their knowledge to real situations through experimental inquiry. This prepares students for citizenship, daily living, and future careers. Keywords: Pragmatism – Education – Richard Rorty.
Introdução
Durante muito tempo a inteligência humana considerou evidente que os homens têm a faculdade de contornar a conversação, o contato, o contraponto, para dirigir-se diretamente ao conhecimento, às coisas, aos objetos do mundo.
Ao menos desde Parmênides, no século V a.C., as pessoas começaram a perceber que o pensamento