educação
INTRODUÇÃO.
O modo-de-ser cuidado só convence verdadeiramente quando se transforma em saga da biografia de pessoas e modela situações existentes, pois mostrou-se ser a chave decifradora da essência humana. O ser humano possui transcendência e por isso viola todos os tabus e ultrapassa todas as barreiras, buscando seu equilíbrio e có-existência (quando um ser humano, espontaneamente ou por necessidade acolhe outro). Ele possui algo de Júpiter dentro de si, não sem razão, pois dele recebe o espírito.
O ser humano possui imanência e por isso se encontra situado num planeta, enraizado num local e plasmado dentro das possibilidades do espaço-tempo. Ele tem algo da Tellus/terra dentro de si: é feito de húmus, donde deriva a palavra “homem”.
O ser humano encontra-se sob a regência do tempo. Este não significa um puro correr, vazio de conteúdos. O tempo é histórico, feito pela saga do universo, pela prática humana e especialmente pela luta dos oprimidos, em busca da sua vida e libertação. Constrói-se passo a passo: por isso é sempre concreto. Somente buscando o impossível, é que se consegue realizar o possível. Em razão dessa dinâmica, o ser humano possui algo de Saturno, senhor do tempo e da utopia (promessa de uma plenitude para o ser humano, para os excluídos e para os cosmos).
Então, vem a pergunta: Que alquimia forjará o elo entre Júpiter, Terra e Saturno? Que energia articulará a transcendência e a imanência, a história e a utopia, a luta pela paz e pela justiça, para que construam o homem plenamente?
É o CUIDADO que enlaça todas as coisas; é o cuidado que trás o céu para dentro da terra e coloca a terra dentro do céu; é o cuidado que fornece o elo de passagem da transcendência para a imanência, da imanência para a transcendência e da história para a utopia. É o cuidado que confere força para buscar a paz no meio dos conflitos de toda a ordem. Sem o cuidado, que resgata a dignidade da humanidade condenada à exclusão, não se inaugura um