educação
1)
Em diferentes partes do mundo – África, América, Ásia – a agricultura promoveu uma revolução no modo de vida dos povos do Neolítico. Considere as proposições a respeito do desenvolvimento econômico e social das comunidades pré-históricas. I- A revolução neolítica possibilitou aos trabalhadores desenvolver atividades específicas, como a fabricação de tecidos e objetos variados, como os de cerâmica.
II- O processo de sedentarização do homem é decorrente do domínio da agricultura; o homem deixou de ser coletor e se transformou em produtor.
III- Houve um expressivo aumento populacional acompanhado pela manutenção do nomadismo, já que a atividade agrícola não fixava o homem no campo.
IV- Na América, em função da presença de grandes rios, que garantiam água em abundância para abastecer a população e o gado, surgiram as comunidades fluviais. Estão corretas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
I e III.
d)
Apenas a IV está correta.
2)
Pode-se considerar que o nascimento da arte ocorreu há cerca de 40 mil anos, quando os hominídeos começaram a realizar pinturas, gravuras que receberam o nome de pinturas rupestres.
Baseando-se na gravura, que representa manifestações culturais da Pré-História, e levando-se em consideração a organização econômica desse período, devemos observar que:
a) os indivíduos fabricavam suas ferramentas, já dominavam o fogo e desenvolviam atividades coletoras e expressavam seus sentimentos por meio da pintura.
b)
eram povos caçadores e coletores e os primeiros registros em forma de desenhos datam do período paleolítico, em que predominava o casamento monogâmico.
c)
a precisão dos desenhos e a conquista da cor indica a existência de grupos sedentários, agrícolas e pastoris que habitavam exclusivamente a Europa durante a Idade dos Metais.
d)
a técnica do desenho não acompanhou o desenvolvimento das