EDUCAÇÃO
PORTELA, Josania Lima.
Universidade Federal do Ceará
RESUMO: O objetivo deste artigo é abordar a relação educação, trabalho e cidadania na contemporaneidade. Para isso enumeramos as características básicas da cidadania e sua construção história inserindo nesta análise o trabalho e a educação como seus pilares fundamentais. Estabelecemos os pressupostos básicos e, em seguida, o processo histórico de construção da cidadania demonstrando a proposta de cidadania na Antigüidade, na Idade
Média, na Idade Moderna e na atualidade. Na Idade Moderna relacionamos a cidadania ao nascimento do capitalismo e na atualidade contrapomos cidadania e neoliberalismo.
Discutimos a conquista da cidadania no Brasil contemporâneo e as ações governamentais na área de trabalho e educação que visam a promoção da mesma.
1.1 - Para Falar em cidadania...
Para falar em cidadania temos que nos deter dentro de um espaço geográfico delimitado, pois ser cidadão tem dimensões diferentes de acordo com o ideal de homem que se tem, inerente a cada sociedade. Isto fica bem evidente quando, na carta escrita pelos índios das Seis Nações, enviada aos governantes dos Estados da Virgínia e de Maryland, nos Estados Unidos, os mesmos recusam uma oferta feita por eles para que enviem seus jovens à escola dos brancos, transcrita, em parte, por BRANDÃO1:
...Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens. (1985, p.9)
Fica evidenciado, na carta, a diferença entre ser cidadão para os Estados da Virgínia e de Maryland e para os índios das Seis Nações, mostrando que a cidadania é a identidade social do indivíduo com relação a uma determinada sociedade, demonstrando assim, um dos pressupostos básicos da cidadania que é a relação intrínseca entre