educação
É importante lembrarmos de que nada adianta uma Lei de Gestão Democrática do Ensino Público que “concede autonomia” pedagógica, administrativa e financeira às escolas se diretor, professores, alunos e demais atores do processo desconhecem o significado político da autonomia, neste contexto esta autonomia parece ser um presente para a escola, e, um presente de grego, enquanto na verdade deve ser uma construção contínua, individual e coletiva, partindo da União, dos Estados e Municípios.
E ainda mais, quando concede autonomia financeira, mas não existem recursos suficientes para a escola comprar a tinta que usa na impressão das provas. Quando, afirma “não basta o acesso à escola. É preciso entrar e permanecer” e com qualidade, porém, em que condições se tem qualidade se os professores ganham pouco e precisam trabalhar três turno, cada turno com 36 a 40 alunos?
Portanto, concordo plenamente com o autor quando diz que Gestão é um termo que provém do latim e significa: levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer, gerar. Mas se for isso, alguém está transferindo totais responsabilidades e não está havendo a co-responsabilidades da União, dos poderes públicos e da